A formação tecnológica a distância para docentes de um curso técnico em Secretariado, sob a perspectiva da complexidade
Ano: 2015
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Portela, Keyla Christina Almeida
Orientador: Freire, Maximina Maria
Assunto: Formacao tecnologica de professores,Complexidade,Abordagem hermeneutico-fenomenologica,Educacao a distancia,Design educacional complexo,Auto-heteroecoformacao tecnologica de professores,Teachers technological formation,Complexity,Hermeneuticphenomenological approach,Distance learning,Complex educational design,Teachers self-hetero-eco technological formation
Resumo: O objetivo deste estudo é descrever e interpretar o fenômeno formação tecnológica dos docentes do curso Técnico em Secretariado de uma instituição federal, por meio da oferta de um curso a distância utilizando a plataforma Moodle. A pergunta de pesquisa: Qual a natureza do fenômeno formação tecnológica dos professores do curso Técnico em Secretariado de uma instituição federal baseado na complexidade sob a perspectiva de todos os participantes? é ponto instigador deste trabalho. Os aportes teóricos para este estudo foram baseados na Complexidade de acordo com Morin (1996, 2000, 2002, 2011), Behrens (2006) e Freire (2009, 2012), na educação a distância, conforme Moraes (2004) e Moran (2007), na formação tecnológica de professores segundo Kenski (2010), Almeida (2003, 2005), Valente (2003), Moraes (2007, 2008), Freire (2009, 2010, 2012) e Silva (2012), e no design educacional complexo, na visão de Freire (2013). Metodologicamente, esta tese adota a abordagem hermenêutico-fenomenológica, a partir da perspectiva de Freire (1998, 2007, 2010), com base em van Manen (1990) e Ricoeur (1986/2002). Os participantes da pesquisa foram 6 docentes com formação técnica que ministram aulas no curso Técnico de Secretariado de uma instituição pública federal. A descrição e a interpretação da manifestação do fenômeno em foco foram feitas por meio dos processos da textualização, tematização e pelo ciclo de validação, operacionalizados pelas rotinas de organização e interpretação, propostos por Freire (2007, 2010). As associações desenvolvidas revelaram que o fenômeno em estudo se estrutura em 4 grandes temas e seus desdobramentos. São eles: atualização com o desdobramento novos recursos, conceito com seus desdobramentos ead, oportunidade, resistência, preconceito, inovação e comprometimento, desafio e seus desdobramentos elaboração, conhecimento, e por último, o tema determinação (sem desdobramentos),
Abstract: The purpose of this study is to describe and interpret the phenomenon technological formation for teachers of a Technical Secretary course of a federal educational institution, through the offering of a distance course using the Moodle platform. The research question: What is the nature of the phenomenon technological formation of teachers of a Technical Secretary course of a federal educational institution based on complexity from the perspective of all participants? is the motivation for this research. The theoretical basis of this study were complexity, according to Morin (1996, 2000, 2002, 2011), Behrens (2006) and Freire (2009, 2012), distance education, according to Moraes (1998) and Moran (2007), teachers´ technological formation, according to Kenski (2001), Almeida (2003, 2005), Valente (2003), Moraes (2007, 2008), Freire (2009, 2010, 2012) and Silva (2012), and the complex educational design, from Freire s perspective (2013). This thesis investigate the nature of a lived experience from a hermeneuticphenomenological approach, according to Freire (1998, 2007, 2010). based on van Manen (1990) and Ricoeur (1986/2002). The research participants were 6 teachers of a Technical Secretary undergraduation course of a public federal institution. The description and interpretation of the focused phenomenon manifestation were made through the processes of textualisation, thematisation and the validation cycle, and operationalized by the organization and interpretation routines proposed by Freire (2007, 2010). The associations developed revealed that the phenomenon studied is structured in 4 themes and its ramifications. They are: updating with the ramification new resources, concept with its ramifications distance learning, opportunity, resistance, prejudice, innovation, and commitment, challenge and its ramifications preparation, and knowledge, and, at last, the theme determination (without ramifications)
Referência: Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015-06-30
Tags: